Se você acha que a sua marca está pronta para expandir? Saiba que o mercado de franchising é a melhor opção.
Formatar uma rede de franquias exige um planejamento estratégico que inclui: análise de franqueabilidade, estudo financeiro, gestão jurídica e operacional. Para garantir o sucesso, um suporte especializado é fundamental. O advogado David Nigri que faz parte do conselho fiscal da Associação Brasileira de Franchising (ABF) oferece toda orientação adequada para expansão da marca. Converse com quem domina o assunto e evite imprevistos. Entre em contato.
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Formatação de franquias
A formatação de franquias é o processo completo no qual uma empresa é transformada em franquia e envolve minuciosas etapas. Para que o negócio transcorra de maneira correta e o franqueador tenha sucesso no seu negócio, é determinante que esteja atento a todos os detalhes técnicos e legais, sendo vital a necessidade da orientação jurídica competente. Saiba como expandir a sua marca.
Análise de franqueabilidade
Antes de expandir, o candidato a franqueador deve identificar a situação atual da marca, a estratégia de crescimento e os objetivos que a rede deseja alcançar a médio e longo prazos. O plano de expansão inclui uma análise estrutural, capacidade de melhorias e definição dos diferenciais no mercado. Além de focar a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento, a análise de franqueabilidade mensura o posicionamento da empresa entre os consumidores.
Viabilidade financeira
Antes de franquear é preciso detalhar o investimento necessário para implantação de uma unidade franqueada, projetar receitas, despesas, ponto de equilíbrio operacional e retorno do investimento. O estudo permite a definição das Taxas do Sistema de Franquias: Taxa de Franquia, Taxa de Royalties, ROI e da Taxa de Publicidade. Não deixe de conversar com um especialista.
Estruturação da empresa
Definir a organização da empresa franqueadora (estrutura societária e pessoa jurídica), a estrutura organizacional e de pessoal, cargos e atribuições. A gestão da rede deve prestar atenção nas condições de trabalho, no suporte oferecido aos franqueados e a na sua força como marca/ produtos para evitar desmotivação dos operadores:
- Administrativo
- Financeiro
- Marketing
- Cronograma
Fundo de marketing
O plano de expansão possibilita a definição do valor do fundo de marketing e as estratégias de comunicação. O suporte técnico do escritório David Nigri Advogados também observa o posicionamento da marca no mercado (diante da concorrência direta e indireta) e delimita o público alvo para alcançar novos candidatos a franqueados. Saiba como.
Controle operacional
Todo know-how é consolidado através de um processo de padronização para ser transmitido aos novos franqueados. O suporte permanente do escritório David Nigri Advogados Associados possibilita a organização de conteúdo para treinamento e a elaboração de manuais. Se a sua empresa precisa difundir o conhecimento na rede, entre em contato.
Planejamento comercial
Na expansão também é fundamental definir o perfil do franqueado ideal para operar o negócio, de forma comprometida a gerar resultados. Por isso, o plano deve informar:
- Ficha de seleção de candidatos;
- Escolha dos pontos comercias;
- Mapeamento da concorrência;
- Treinamento de redes;
- Consultoria de campo.
Planejamento econômico
Um forte aliado para conquistar o sucesso, o planejamento das finanças é fundamental no franchising.
- Análise financeira e modelo de negócios
- Captação de empréstimos
Gestão jurídica no franchising
Considerado um dos pilares mais importantes no franchising, o suporte jurídico tem o objetivo de alinhar as metas da empresa com os dispositivos legais preestabelecidos, possibilitando o desenvolvimento pleno. A consultoria é indispensável para franqueador, franqueado ou candidato, em diversas etapas, tais como: Formatação, Circular de Oferta de Franquias, Contratos e legalização da empresa junto aos órgãos reguladores.