Franquia e Serviços para franqueador

Formatação de franquias

formatação de franquias é o processo completo no qual uma empresa é transformada em franquia e envolve minuciosas etapas.  Para que o negócio transcorra de maneira correta e o franqueador tenha sucesso no seu negócio, é determinante que esteja atento a todos os detalhes técnicos e legais, sendo vital a necessidade da orientação jurídica competente.

Na assessoria constam: a análise da viabilidade financeira, elaboração de documentos legais e descrição de todos os processos administrativos e operacionais.

Análise da viabilidade financeira da franquia

A análise financeira de uma franquia tem fundamental importância para quem deseja seguir no setor com segurança e responsabilidade. Nessa etapa há o estudo minucioso do mercado onde se pretende atuar, e é feita toda a observação do ponto de vista financeiro.

Resumindo: pela análise numérica (todo o conjunto de valores envolvidos no investimento), neutralizam-se atitudes precipitadas decorrentes da ansiedade e euforia, obtendo a certeza se o negócio será frutífero ou não.

Elaboração de manual de franquia

Manual de implantação: informações sobre a abertura de uma nova unidade

Manual operacional: informações precisas e detalhadas para promover o crescimento da empresa com a descrição de todos os processos administrativos e operacionais.

Manual de atendimento: Solução de dúvidas sobre o atendimento: como a equipe deve se portar diante de clientes? Quais os diferenciais no atendimento? Mapeamento deste processo e orientações de atuação. Formatação de uma rede de franquias.

Segue o passo a passo de um processo de Formatação de Franquia

Formatação de uma rede de franquias

1) Modelagem do negócio (estratégia) – 20 horas

  1. O que será multiplicado
  2. Qual seu diferencial no mercado
  3. O que faço é uma solução para o mercado?
  4. Proposta de valor para o franqueado
  5. Atividades principais
  6. Parcerias estratégicas
  7. Fontes de receita
  8. Estrutura de custos
  9. Principais custos
  10. Principais receitas
  11. Canais de comunicação
  12. Relacionamento

2) Plano de negócios (estratégia + financeiro) – 40 horas

  1. O que faço é economicamente rentável?
  2. Qual estimativa de retorno do investimento?
  3. Quanto preciso investir?
  4. Em que preciso investir?
  5. Meus concorrentes?
  6. Mercado
  7. Fornecedores

3) Estrutura da franqueadora – 20 horas

  1. Qual estrutura necessária para a franqueador
  2. Organograma da franqueadora
  3. Serviços oferecidos a rede
  4. Planejamento de canais

4) Mapeamento dos processos da franquia – 60 horas

  1. Mapeamento e otimização dos processos
  2. Documentar e disponibilizar os processos
  3. Gestão por processos

5) Treinamento em redes – 60 horas

  1. Contexto dos treinamentos
  2. Cultura organizacional
  3. Aspectos críticos no processo de treinamento
  4. Estruturação e gerenciamento de programas de treinamento

6) Manuais de franquia – 100 horas

  1. Manual operacional
  2. Manual de atendimento
  3. Manual de implantação
  4. Manual de vendas
  5. Manual de treinamento

7)Plano de expansão – 60 horas

  1. Formato/modelos que serão utilizados
    • Franquia direta
    • Franquia de conversão
    • Máster franquia
    • Desenvolvedor de área
    • Sociedade
  2. Áreas para expansão
  3. Fortalecimento da marca
  4. Definição de potencial de mercado
  5. Dados financeiros, situacionais e concorrência
  6. Variáveis do negócio: logística, legislação e outros
  7. Processo de seleção de parcerias
  8. Venda de franquia

8) Circular de Oferta de franquia – 50 horas

9) Pré contrato e contrato de franquia – 60 horas

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